domingo, 29 de março de 2009

definição de Saudade




Saudade é boa de sentir, eu diria antigamente.
Diz isso quem tem a sorte de sentir saudade com começo, meio e fim. Saudade completa, porque acaba com a chegada da presença.
Saudade só existe quando há muita presença. É a presença que, ofuscando a gente o tempo todo, permite o nascimento deste hiato chamado saudade.
Taí. Saudade é boa quando é hiato. Quando separa duas vogais, um encontro. Mas ao repetir a palavra, as vogais voltam a ficar juntas.
Daí acaba a saudade, e há celebração.
Hoje já não digo isso porque conheci outros tipos de saudade.
Há quem tenha aquela que sabe-se eterna enquanto durar.Saudade de quem foi desta para melhor e deixou alguém na pior.
Há um outro tipo de saudade que eu senti por muitos anos na minha vida, "de algo que não conheço e não sei o que é".
Dá crises de angústia e choro e nenhuma explicação parece coerente com o sentimento, em que um travessiro a noite lhe conforta.
Hoje em dia acho que muita saudade dói e não traz consolo.
Isso me faz sentir pequeno e impotente diante de algo que é puro sentimento de excesso de presença versus sua abstinência.
Inevitável pensar em encontros. Qualquer tipo que emende este vácuo criado pela saudade.
Sente saudade quem muito encontrou, e a isso, dou valor.
Quem não teve esta felicidade, não sabe do que estou falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário